Como atua a Biodanza?
Back

 

 

 

A Biodanza® inspirou-se nas origens mais primitivas da dança. Utiliza-se da música, do movimento e da emoção para desenvolver as potencialidades do ser humano: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afectividade, e Transcendência. Resgata em cada um a sua própria dança, a sua própria maneira de viver e de ser e de se conectar com a alegria de viver.

A sua proposta é restabelecer o conceito original de dança na sua mais ampla acepção, como movimento natural pleno de significado, e com o poder de induzir transformações na existência.

Cada participante está convidado a descobrir as próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e de acção reforçando o seu desenvolvimento, equilíbrio orgânico e existencial.

Em Biodanza® não existem coreografias, “dançar bem” ou “dançar mal”, mas sim a busca da nossa expressão única a partir da emoção presente.

Ao som da música e conforme a dança proposta, as pessoas movem-se ao seu ritmo. Cada um dança (desenvolvendo categorias de movimento como o ritmo, coordenação, flexibilidade, controlo voluntário, potência, leveza, fluidez, etc.) dentro dos limites possíveis naquele momento.

A prática regular de Biodanza® ajuda a alcançar níveis cada vez mais elevados de integração motora, afectiva e existencial.

A Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal, que permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.

A Biodanza promove a integração entre sentir, pensar e agir e facilita a harmonização do ser humano em vários níveis:

a) Conexão Consigo mesmo, através da expressão da própria identidade

b) Conexão com o Outro, através do encontro humano, com base na convivência e na aceitação das diferenças

c) Conexão com a Totalidade, ligando-nos à natureza e despertando sentimentos de sacralidade e respeito por todas as formas de vida

A proposta da Biodanza® é de facilitar integração da Identidade, criando as condições para que esta se revele e desenvolva através dos 5 canais de expressão dos potenciais genéticos humanos: As Linhas de Vivência.