A música em Biodanza®
Back
A Biodanza baseia seu sistema na indução de vivências integradoras, onde a a música é a “via régia” da vivência, Sem música a Biodanza não é possível. A Música em Biodanza tem uma seleção específica e segue critérios semânticos muito precisos.

 

As próximas aulas serão dedicadas a uns dos sete poderes de transformação ou instrumentos utlizados na Biodanza: a Música!

 

Inspirada no  filósofo Nietzsche que afirmou que " a vida sem a música se transforma numa tarefa cansativa, num exílio, simplesmente um erro. " vou desenvolver um conjunto de aulas para abordar  um dos instrumentos utilizados em Biodanza: a Música.  Através da relação com diferentes campos teóricos vou comentar a eficácia da Música: os efeitos da música e da dança no sistema neurovegetativo; as primeira pesquisas de Benenzon (1985) fundador da Musicoterapia que indica que a música não nos chega por uma via auditiva, é uma experiencia de todo o corpo e sistema vivente que nos representa; os efeitos da música na regulação do sistema simpático e parassimpático apontados por Rolando Toro Araneda ( 2001) , criador da Biodanza; as recentes pesquisas  do neurologista Oliver Sacks ( 2009 ) que explora o lugar que a música ocupa no cérebro e como é que ela afecta a condição humana, entre outras áreas que comprovam o poder transformador da Música.

 

A Biodanza baseia seu sistema na indução de vivências integradoras, onde a  a música é a “via régia” da vivência. Sem música a Biodanza não é possível. A Música em Biodanza tem uma seleção específica e segue critérios semânticos muito precisos. Cada linha de vivência ( vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência)  requer um estímulo rítmico e melódico específico. Rolando Toro, assinalou as músicas em dois grandes grupos, ou seja, no primeiro, as que tem efeito ergotrópico ou estimulador da consciência integrada de si mesmo: são músicas que elevam os níveis de vigília, focalizam a atenção, estimulam alegria de viver . No segundo grupo, as que têm efeito trofotrópico ou que estimulam a regressão, a serenidade, a entrega, a ternura, a intimidade e o sono. Utilizando a unidade música-movimento-vivência a Biodanza propõe " músicas com ritmos euforizantes, resultando numa ativação simpático-adrenérgica, que gera o aumento da pressão arterial, do batimento cardíaco, da vaso-constrição, do deslocamento do sangue para os músculos que vão entrar em ação, da broncodilatação para permitir uma ventilação maior – todas essas são reações de emergência. Já as músicas suaves, com movimentos em câmara lenta, geram diminuição do ritmo cardíaco, aumento da secreção das glândulas lacrimais e salivares, fomento da acumulação de reservas, predisposição ao sono e ao repouso – todas essas sensações de plenitude e paz. " Sarpe( 1995)
Rolando Toro Araneda, criador da Biodanza, também aponta "um caminho para a evolução de uma semântica musical onde os elementos orgânicos da música, denominada biomúsica  - tais como: fluidez  harmonia, ritmo, tônus, unidade de sentido - sejam preservados. Agregando elementos que resgatam na música um potente instrumento deflagrador de vivências , emoções e sentimentos. " António Sarpe (1995)

 

A unidade Música- Movimento- Emoção é um potente instrumento deflagrador de Vivências, emoções e sentimentos, e  o poder transformador da Música como instrumento utilizado em Biodanza promove vivências de integração da Identidade que favorecem a auto-regulação e homeostase, aumento da energia vital e disposição para a ação vs regulação do sono, o relaxamento e a pressão arterial ; maior resistência ao stress; apoia no processo de auto-percepção, aumento da flexibilidade e agilidade; capacidade de substituição da depressão por novas motivações para viver; capacidade de desfrutar e de sentir prazer, aumento da potência e da força vital, estimula auto-estima e autoimagem positiva,  capacidade de expressar emoções e sentimentos profundos, aumento da resposta imunológica e tem um poderoso efeito anti-stress e ansiolitico.

 

Vem conhecer e integrar um curso que desenvolve os teus potenciais dançando e celebrando a tua vida de acordo com a tua progressividade, feedback e autoregulação.
Ainda podes integrar as aulas regulares deste caminho de desenvolvimento humano que através da música, do movimento e da relação com o grupo promove mais saúde, bem-estar e alegria de viver.
Todos os meses desenvolvemos uma temática.
Todas as terças-feiras às 20h30 
Rua do canal de são roque, 81
Aveiro
telm: 96 397 69 10
Raquel Bontempo