Aula Aberta -temática: A relação entre Vitalidade e respiração em Biodanza®
8 November 2017
Aveiro, Portugal
Back
price
ALEGRIA e O ENTUSIASMO são as emoções e os sentimentos básicos relacionados à VITALIDADE. A Vivência é de força e capacidade.O dinamismo, o ímpeto vital e uma boa regulação do sono são indicativos da tua percepção vital, da tua vitalidade. Vem desenvolver os teus potenciais!!!

Hoje o convite é dançarmos a linha de vivência da VITALIDADE.

A Vitalidade é o canal de expressão da predisposição orgânica de cada pessoa no que respeita à energia disponível para a acção, o que está intrinsecamente ligado à capacidade de repouso do organismo. Ter energia para a acção envolve ímpeto, mas também descanso, pois é essa recuperação orgânica que permite que a energia esteja disponível para actividade do organismo.

A Vitalidade é uma das cinco linhas de vivências do modelo teórico-operacional da Biodanza e representa o potencial genético ligado à homeostase orgânica e nível de saúde, reflectindo, do ponto de vista existencial, as motivações para viver, a alegria de estar vivo e o impulso vital.
A grande orientação da Biodanza é a mudança do estilo de vida, mudança de valores (da cultura de sucesso para uma cultura biocêntrica, com valores centrados na Vida ). Ter vitalidade envolve um respeito por uma auto-regulação no quotidiano, principalmente no que respeita ao descanso, que é um dos aspectos da vida do homem das sociedades contemporâneas mais descurado. O repouso é um imperativo vital, que ao não ser respeitado, leva à manifestação de várias doenças.

Vem conhecer e integrar este caminho que desenvolve os teus potenciais dançando e celebrando a tua vida.

 

Quais os benefícios terapêuticos?

Do ponto de vista fisiológico:
Funciona como como uma terapia anti-stress, ajudando na regulação do sono e da tensão arterial, na perceção da energia vital, na autorregulação, na renovação orgânica, no reforço do sistema imunológico do indivíduo.

 

Do ponto de vista psicológico:
Funciona como antidepressivo, na medida em que o estímulo da música, do movimento e da relação com o grupo, provocam uma reação positiva, sendo reforçada pelo efeito fisiológico da aula que durante a primeira parte, graças ao ritmo e alegria, estimula a adrenalina e a noradrenalina e, na segunda parte, com a regressão estimula a dopamina, serotononia e oxitocina regulando o humor e gerando bem-estar.

 

Do ponto de vista existencial:
Funciona como um reforço da autoestima fruto do estímulo geral da alegria e prazer de viver, da melhoria das relações com os outros, do reforço das capacidades de expressão e das competências pessoais.

 

 

Espero por ti às 4afeiras 20h30m

 

Rua do Canal de São Roque, 81 Aveiro

Academia de Bailado Clássico de Aveiro

 

Para mais Informações:

biodanza.raquelbontempo@gmail.com ou 963976910